Promoção Hiper Cliente Feliz fase 2
VEM SER HIPER
tour 360
contratando
 
 

Código de Ética

Texto A+ A-

 

CÓDIGO DE ÉTICA - POSTO COCIPA

 

OBJETIVO GERAL

O presente Código de Ética tem como objetivo principal estabelecer os princípios da Empresa frente aos seus relacionamentos internos e externos envolvendo funcionários, investidores, fornecedores, clientes, comunidade e sociedade, Governo e a concorrência.

Estes princípios seguem a Missão do Posto COCIPA e são baseados em seus Valores.

 

PRINCÍPIOS GERAIS:

 

Responsabilidade Social:

O Auto Posto COCIPA, através de sua política de responsabilidade social com todos os públicos com que a empresa se relaciona, assume, publicamente, o seu compromisso com a transparência, clareza, a integridade e a veracidade em suas informações.

Consideramos o atendimento às demandas sociais de combustíveis com respeito às condições de saúde, segurança e meio ambiente, e nos comprometemos a intensificar os canais de diálogo com a sociedade civil organizada, visando identificar, avaliar, intervir e monitorar os impactos de nossa atividade, bem como as necessidades específicas das populações atendidas em nossa área de atuação.

A Empresa conduz suas atividades visando o desenvolvimento sustentável de nossa comunidade de entorno, bem como de toda a sociedade.

 

Respeito à Dignidade da Pessoa Humana:

O princípio constitucional da dignidade da pessoa humana se impõe no Posto COCIPA e este considera, em todas as suas decisões, o total respeito à Declaração Universal dos Direitos Humanos, promovendo a isonomia de tratamento entre todos os que nela trabalham, parceiros, fornecedores, clientes, Governo e Cooperados, sem distinção de qualquer natureza (cor, etnia, opção religiosa, política, gênero, estado civil, nacionalidade, orientação sexual, deficiência, idade, opinião, etc). Nosso ambiente é de respeito às competências individuais das pessoas e a diversidade dos membros de nossas equipes é incentivada.

 

Respeito ao Meio Ambiente:

As atividades de gestão ambiental do Posto COCIPA seguem os princípios da política corporativa da COCIPA, adotada em todas as suas unidades e ou filiais. 

O Posto COCIPA  desenvolve suas atividades cumprindo a legislação específica, adotando ações preventivas, de educação, e gerenciamento de impactos ambientais, bem como promovendo e estimulando a adoção de práticas que contribuam para o equilíbrio sadio e sustentável da relação entre o homem e o meio ambiente, integrando sua responsabilidade junto aos parceiros, na cadeia produtiva e na comunidade onde atua.

 

REGRAS DE RELACIONAMENTOS ESPECÍFICAS:

 

Clientes

O Posto COCIPA tem o compromisso de fornecer serviços e produtos em condições apropriadas a cada tipo de cliente, tratando-os de forma igualitária, buscando satisfazer suas necessidades e atentando sempre para:

A qualidade e segurança de nossos serviços e produtos;

O estabelecimento de uma relação de confiança e lealdade mútua;

A adoção de uma comunicação baseada em informações claras, verdadeiras e consistentes a respeito de nossas ações, serviços e produtos;

A assunção de compromissos comerciais baseados em preço, prazo, qualidade, segurança e condições justas e competitivas para cada tipo de serviço/produto.

 

Colaboradores

O relacionamento com o empregado do Posto COCIPA, o qual denominamos de Colaborador, consolida-se nas práticas de gestão de pessoas inscritas nas ações de recrutamento, seleção, contratação, promoção, gestão de desempenho, educação, treinamento, remuneração, rescisão contratual ou qualquer outra inerente à atividade profissional, levadas a cabo no mais estrito respeito ao ser humano e às leis, zelando pelo alto padrão de qualidade na busca da satisfação das partes interessadas. O Posto COCIPA considera o binômio perfil-desempenho como única forma de manutenção da empregabilidade.

 

Comunidade e Sociedade

O compromisso do Posto COCIPA com a sociedade e as comunidades que atende transcende os limites das relações comerciais.

O Posto COCIPA reconhece seu papel enquanto agente de desenvolvimento e promoção econômica e social da sociedade em que está inserida. Desta forma, nosso compromisso com a cidadania vai além dos cuidados legais impostos à execução de nossa atividade. O respeito e a atenção às demandas das pessoas e das instituições cidadãs, governamentais e não-governamentais, bem como a toda a sociedade civil organizada, orienta as relações da COCIPA com as comunidades onde está presente, observando sempre os direitos e deveres de ambas as partes.

Doações, patrocínios e outras formas de apoio ao desenvolvimento sustentado, às melhorias das condições de vida e a promoção da cidadania nas comunidades atendidas, devem ser praticadas conforme as diretrizes de sustentabilidade, engajamento e voluntariado da Empresa.

 

Cooperados

O Posto COCIPA considera justo e importante proporcionar retorno adequado ao cooperado pela sua participação e contribuição realizada.

Observadas as prescrições legais, seus cooperados devem ter total e igual informação sobre o que possa afetar o desempenho e benefícios de sua Cooperativa.

 

Fornecedores

O Posto COCIPA  trata todos os seus fornecedores de forma respeitosa, e considera parceiras as empresas aliadas e comprometidas com a sua organização, que divulgam e valorizam sua marca e valores, que a orientam e apóiam no financiamento de suas atividades e possibilitam o desenvolvimento e a comercialização de seus serviços e produtos. Com eles, o Posto COCIPA procura estabelecer relacionamentos diferenciados e duradouros, baseados no respeito, na confiança e na lealdade.

Contudo, independente da natureza dos nossos parceiros, do seu porte e de serem ou não clientes, de terem ou não exclusividade, a prática do Posto COCIPA consiste em comprar/contratar somente com base nas dimensões comerciais de qualidade, preço, prazo, e condições para cada tipo de serviço e/ou produto. O critério das decisões de compra ou contrato deve ser tão somente o do benefício para o Posto COCIPA e para seus clientes e cooperados.

 

Práticas inaceitáveis em toda a nossa cadeia produtiva, parcerias e fornecedores:

A produção, armazenamento, distribuição e comercialização de produtos ilegais;

Existência de trabalho escravo ou forçado e o descumprimento das normas da OIT – Organização Internacional do Trabalho;

Exploração de trabalho infantil bem como a violação dos direitos da criança do adolescente, tendo como base o Estatuto da Criança e do Adolescente;

Assédio sexual e moral, assim como violência de qualquer natureza;

Corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e pagamento de propinas;

Exploração da imagem da criança, do adolescente, da mulher e de outros grupos em condições de desfavorecimento econômico ou social, apresentados de forma preconceituosa ou em condições de risco em campanhas publicitárias.

Distinção e discriminação de qualquer natureza (cor, etnia, opção religiosa, política, gênero, estado civil, nacionalidade, orientação sexual, deficiência, idade, opinião, e outros)

 

Órgãos Governamentais

O Posto COCIPA é uma empresa brasileira que opera num mercado regulado, cumprindo as leis e regulamentações governamentais que lhe cabem.

Sabendo que a violação das determinações governamentais nesse campo poderá sujeitar o Posto COCIPA e sua Matriz  a processos de perdas e danos, temos o compromisso de orientar nossas ações do modo mais estrito com a legislação e os regulamentos vigentes em transações com o governo, atentando sempre para:

Não oferecer, dar ou transferir vantagens indevidas tangíveis (dinheiro, bens, serviços, diversões) ou benefícios intangíveis (promessas de emprego, tratamento diferenciado) a qualquer agente público.

Não aceitar, nem pleitear, que agente do governo patrocine interesses privados da empresa perante a administração pública, valendo-se de sua qualidade de funcionário.

O Posto COCIPA valoriza o diálogo com os agentes públicos e autoridades, no exercício, ou não, do poder de polícia, sempre os atendendo com presteza, urbanidade e respeito, posto que o Estado lhes delega autoridade funcional. Cabe-nos demonstrar-lhes nossas melhores práticas e nosso foco e dedicação em prol da plena adequação das ações às melhores práticas e interpretações da legislação vigente.

 

Sindicato

O Posto COCIPA  reconhece as entidades sindicais como representantes legais dos Colaboradores e empenha-se em buscar, por meio da negociação realizada com respeito e responsabilidade, o melhor acordo entre os interesses destas e da empresa.

No Posto COCIPA  o princípio da liberdade de sindicalização é exercido, não se admitindo qualquer tipo de discriminação ou retaliação a Colaboradores sindicalizados. Atos incompatíveis com a liberdade dos indivíduos e com os princípios de uma sociedade organizada, realizados por qualquer das partes, serão apurados e encaminhados às autoridades competentes para o devido tratamento e possível punição em respeito à segurança dos Colaboradores e do patrimônio da COCIPA.

 

Concorrentes

O Posto COCIPA zela pela manutenção de um relacionamento respeitoso e leal com seus eventuais concorrentes e, desta forma, empenha-se em oferecer seus serviços e produtos fazendo valer seus próprios méritos e vantagens.

Orientamos nossos Colaboradores a não depreciar os eventuais concorrentes ou seus produtos ou serviços. Não admitimos, de igual modo, qualquer forma de concorrência desleal ou práticas comerciais antiéticas, bem como a formação de trustes e cartéis que possam causar prejuízo à livre concorrência e aos consumidores.

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Cabe ao Comitê de Ética a revisão e controle anual do conteúdo deste código de ética. Nestas revisões, os Colaboradores terão participação através de representantes indicados por cada diretoria da empresa e os parceiros serão representados por um membro escolhido pela diretoria do Posto COCIPA.

O Comitê de Ética canalizará as consultas e informações a respeito do conteúdo deste código através de um de seus representantes especialmente designado para essa função.

Toda a comunicação poderá ser realizada através do email:  autoposto@cocipa.com.br

Ou também pelos telefones:

Inúbia Paulista: (18) 3556 90 90

O presente Código de Ética entra em vigor nesta data, após devidamente aprovado pela Presidência da COCIPA, devendo ser comunicado individualmente e disponibilizado a todos os Colaboradores da Empresa e disseminado às partes interessadas.

 

Inúbia Paulista, 01 de Agosto de 2012.